Oficina de Barco Ecológico para Yemonja
Esta entrada foi publicada em 24/01/2012, in Meio Ambiente. link clique aqui
No dia 23/01/12 foi realizada uma oficina oferecida pela FAUERS – Federação Afro-Umbandista e Espiritualista do Rio Grande do Sul, para a aprendizagem na montagem de barco ecológico, fazendo o uso de materiais recicláveis de fácil decomposição no meio ambiente.
MODO DE MONTAGEM
MATERIAL NECESSÁRIO
- Lâmina de papelão de acordo com o tamanho do barco que se deseja construir (obs.: as medidas indicadas aqui são para um barco de pequeno porte);
- retalhos de jornal ou papel para forrar o barco;
- papel crepom;
- tesoura;
- prendedores;
- caneta;
- cola caseira (obs.: receita abaixo).
Receita: Cola Caseira para papel
Ingredientes:
- 1/2 litro de água;
- 3 colheres (sopa) de farinha de trigo;
- 1 colher(sopa) de vinagre.
- 3 colheres (sopa) de farinha de trigo;
- 1 colher(sopa) de vinagre.
Modo de Preparo:
Misture tudo e leve ao fogo até ferver, após levantar fervura desligue o fogo e aguarde esfriar. A cola já pode ser usada podendo durar até 07 dias na geladeira.
MONTAGEM DO BARCO
1 – Marcar com caneta no papelão o desenho de acordo com os moldes, inclusive suas dobraduras indicadas (ver fotos dos moldes). As medidas podem ser alteradas proporcionalmente para a montagem de barcos maiores. Obs.: medidas em centímetros.
2 – Recortar os desenhos nas chapas de papelão.
3 – Fazer dobraduras.
4 – Unir fundo do barco com as laterais, posteriormente traseira, dianteira superior, e banco fazendo o uso da cola caseira. De maneira a garantir a junção das partes com a cola, se deve prender nas pontas com o prendedor e deixar secar.
5 – Após a carcaça de papelão pronta, deve-se forrar o barco com as tiras de jornal ou outro papel de sua preferência, fazendo a colagem com o uso de cola caseira. Deixar secar.
6 – Pintar o barco fazendo o uso de tinta para papel.
7 – Após pronto barco pode ser enfeitado com o mastro, cordas e redes, fazendo o uso de jornal, papel de ceda, crepom ou outro de preferência.
Desta maneira percebe-se como é facil montar o seu próprio barco. Dentro dele poderão ser dispostos pétalas de flores, mel, líquido de perfumes e demais oferendas votivas biodegradáveis.
Parabéns a Diretoria da FAUERS pela iniciativa e campanha socio-ecológica, principalmente a artesã Luciana Alfosin, a qual ministrou a oficina.
Pense e reflite sobre suas atitudes!
Àdìmó (abraço)!
Jorge ti Òòsàálá Óbòkún
“OMI KOSI, ERÙPÉ KOSI, ÉWÈ KOSI, ÒRÌSÀ KOSI”.
“Sem água, sem solo, sem folha, sem Òrìsà.”











Devemos seguir este belo exemplo dado pela FAUERS e extender as nossas Comunidades de Terreiro!!!
ResponderExcluir