Salientando que nós, Povos de Terreiro, somos formados de varias etnias de Povos, por exemplo: Bantu, Yorubá, Fon, Igexá entre outros. E não podemos fazer uso de uma só língua e cultura, como sempre usa-se o Yorubá. Só estamos neste grupo de Povos e Comunidades Tradicionais por nós sermos diferenciados e plurais, enquanto etnia, cosmovisão, línguas, culturas, religiões, culinárias, etc.
Somos “ Povos” e não “Comunidades”. O conceito de POVO para os Povos de Terreiro é resultado da consulta a nível nacional, realizada em 2007,pela Comissão Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais, no qual a ACBANTU participou em vários estados. Esta foi a auto identificação estabelecida por nosso segmento, com base em nossa trajetória histórica e em nossos valores civilizatórios.
É muito importante a aprovação deste Projeto de Lei para nós Povos e Comunidades Tradicionais. Compreendendo que fazem parte, grupos diferenciados como os Povos Indígenas, Terreiros e Ciganos e as Comunidades: Quilombolas, Pescadores artesanais, Extrativistas, Polmeranos, Fundo e Feixe de Pasto, Pantaneiros, Caiçara, etc...
`Mvu wa mpa wa mbote, vo Nzaambi, Bakulu etu ye za `Nkisi[1] bawoonso batukwatesa ye saambulwa.
“Feliz ano Novo, que Deus, nossos Ancestrais e todos os `Nkisi nos potejam e abençoe!”
Nguunzu/ Gunzu, Axé para todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário